EMPRESA

 

Empresa de logística, pertencente a um grande grupo empresarial de controle familiar.

 

DESAFIO

 

Estrategicamente posicionado na onda de crescimento do país de do continente, este grupo empresarial decidiu modernizar as operações de seu braço logístico, investindo em tecnologia para a diferenciação junto a seus clientes, cada vez mais exigentes.

 

Uma reorganização interna e um plano agressivo de crescimento deram origem a um portfolio com dezenas de projetos de modernização que possuem como ponto central a competência específica de tratamento de informações.

 

Tamanha intervenção causou grande impacto na cultura da empresa e a chegada de novos profissionais no “meio da pirâmide” contribuíram para a densidade do ambiente e aumento do nível de resistências aos novos processos e sistemas.

 

O desafio neste caso foi estabelecer a competência de gestão de mudanças na empresa, sobretudo nos gerentes de projeto responsáveis pelos dez projetos mais críticos.

 

Administração Portuária e Logística

ABORDAGEM

 

Estabelecemos uma área interna de GMO constituída  por nossos consultores que atuaram lado a lado com os gerentes de projeto, sob a coordenação da área de governança corporativa da empresa.

 

Os processos de GMO foram absorvidos pela área de gestão do programa (PMO) incorporando-os efetivamente o modelo de gestão da empresa.

 

Estabelecemos um processo contínuo de gestão de mudanças com cinco pilares:

 

•Prontidão

•Avaliação e PDI de key users

•Impactos organizacionais

•Compliance e maturidade de gestão

•Treinamento para treinadores e usuários finais

 

A cada ano fiscal, o portfolio é atualizado com a entrada e saída de projetos . Todos passam seguir os mesmos rituais de gestão e gerenciamento da mudança.

 

RESULTADOS

 

Com a GMO sendo incorporada a governança corporativa, todos os projetos passam a ter tarefas, controles e mitigação de riscos com base em aspectos intangíveis, diminuindo o nível de exposição a risco do portfolio.